Nosso Post

SEO e seu site!

Você já se perguntou; como posso melhorar o meu site para receber mais visitas?

Bom talvez já tenha ouvido falar nas siglas SEO ou SEM, se não têm ideia do que estou falando, continue por aqui que vamos te ajudar falando um pouco sobre esse assunto tão importante para os mecanismos de busca e como eles podem impactar positiva e negativamente em seu site.

As siglas SEO, Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas).

Atualmente segundo um estudo do Google, mensalmente são feitas mais de 100 bilhões de buscas dentro da plataforma, são números astronômicos não? pois é, isso mostra o quão é importante estar bem posicionado online cada vez mais e como isso pode te impactar, acredito que todo empresário não iria querer estar de fora desse mar de oportunidades, que as redes sociais e os mecanismos de buscas podem trazer para seus negócios.

O Google hoje como a maior plataforma de busca, deixa claro para gente no nosso dia a dia como se tornou importante para o cotidiano; quem nunca se pegou em uma dúvida durante o dia e utilizou o Google ou o YouTube, para retirar essa dúvida ou confirmar alguma informação não é mesmo?

E isso é rotineiro para bilhões de pessoas no mundo todo, buscando produtos e serviços. O que faz do Google e do seu site, bem posicionado nele se tornar uma mina de ouro para muitas empresas. Mas você já se deu conta que normalmente somente os primeiros resultados são considerados quando estamos procurando ou pesquisando algo?

Aí é onde entra você compreender, como melhorar seu site nos mecanismos de busca ou SEO para o Google. O SEO nada mais é que uma ferramenta usada pelo Google para posicionar seu site nas primeiras posições de pesquisa, baseado em boas práticas e algumas estratégias, que deixam o seu site bem intuitivo e responsivo para uma melhor experiência do usuário. A ideia do Google com isso nada mais é que recompensar esses sites, que estão estrategicamente configurados com um bom SEO.

Antes de darmos inicio, temos outra sigla um pouco menos conhecida o SEM, Search Engine Marketing, que em geral engloba todas estratégias de marketing voltadas para um bom desempenho nos mecanismos de busca, onde acaba incluindo a parte paga de anúncios de plataformas como o próprio Google AdWords, Bing Ads ou UOL ads.

Então vamos lá como podemos melhorar um site diante dos mecanismos de buscas?

Mobile

A primeira e hoje uma das mais importantes para min, um site responsivo e bem produzido em cima das plataformas Mobile, são hoje um dos pontos mais relevantes para um bom ranqueamento, visto que uma grande parte do tráfego de buscas e informações realizadas no Google hoje é através de celulares e tablets, portanto um site bem feito para plataformas Mobile é extremamente importante.

Conteúdo de Qualidade

Bom também não menos importante, está a qualidade do seu conteúdo, entregar um conteúdo cheio de informações úteis e relevantes, além de ajudar o usuário você cria uma confiança nele acompanhando assim suas redes sociais, lembrando que conteúdos autorais são bem reconhecidos, já cópias não são bem vistas pelos mecanismos, fazendo com que seu site acabe ficando em más posições por conta disso, vale uma atenção a isto.

Carregamento da Página

O carregamento do seu site é outro ponto a se ter atenção, um bom carregamento ajuda o usuário a visitar seu site e navegar por ele, ninguém quer ficar minutos esperando uma página carregar para ler um parágrafo, diante disso existem ferramentas, para analisar a performance do seu site é bom sempre estar de olho nelas, cuidado com imagens pesadas ou animações em seu site, por mais que esteja bonito para experiência do usuário isso pode penalizar o carregamento do mesmo, o que nos leva ao próximo ponto a se ter atenção.

Designe do site

Um site limpo, bonito organizado pode ser a diferença na hora do ranqueamento, isso impacta direto na experiência do usuário, você ao visitar um site quer ter uma experiência agradável, começando pela estética do site e por toda experiência dentro do mesmo, quanto mais agradável se torna provável o usuário voltar a procurar seu site. Imagina você vendendo um produto ou serviço em seu site e o usuário logo se depara com imagens fora de padrão, cores desconexas e um menu mal organizado, logo isso irá causar uma má impressão e com certeza você não vai querer isso.

Bom poderíamos continuar aqui indicando mais centenas de coisas que possam ser relevantes, é estimado pelo Google mais de 250 pontos que afetam no seu ranqueamento, portanto é importante entender um pouco sobre o assunto e dedicar um tempo. Agora que você já compreendeu um pouquinho sobre SEO de uma conferida em seu site nos pontos que relatamos aqui, se todos estiverem bem organizados, tenho certeza que seu ranqueamento vai melhorar em todos mecanismos de busca tanto orgânico como pago.

outros artigos: